13/06/2024

Governador de Minas Gerais visita a UNIFEI para conhecer o CTPB, o CH2V e as obras do novo CEU


No dia 13 de junho, quinta-feira, por volta das 8h30, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, visitou a área de expansão da UNIFEI, dentro do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), para conhecer as instalações do Centro Tecnológico do Pré-Sal Brasileiro (CTPB) e do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), bem como o campus sede da Universidade, onde passou pelas obras do novo Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU).

O governador foi recebido pelo reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, e pelo prefeito municipal de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, na área de expansão da UNIFEI. Também participaram da recepção os professores Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; Gilberto Duarte Cuzzuol, diretor do Campus de Itabira; Edmilson Marmo Moreira, Edmilson Otoni Correa e Rero Rubinger, respectivamente pró-reitores de Graduação, de Pesquisa e Pós-graduação e de Administração, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Itajubá.
Ainda estiveram acompanhando a visita, entre outros servidores docentes e técnicos-administrativos da UNIFEI, o coordenador do CTPB, Marcos Aurélio de Souza, e os pesquisadores ligados ao CH2V Geovani Rodrigues e Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM); Márcia Regina Baldissera Rodrigues, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Eduardo Crestana Guardia, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE).

CTPB

Em conversa com os professores Edson da Costa Bortoni e Marcos Aurélio de Souza, o governador pôde conhecer melhor sobre as atividades desenvolvidas no Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro, que é, atualmente, o único laboratório no mundo capaz de reproduzir as condições da produção de poços de petróleo na camada do pré-sal.

O reitor explicou que para a construção do CTPB foram necessários investimentos de mais de R$ 300 milhões realizados pelo Consórcio de Libra com aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e que tal consórcio é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell (19,3%), Total (19,3%), CNPC (9,65%) e CNOOC (9,65%), e Pré-Sal Petróleo S. A. - PPSA (3,5%), como representante da União na área não contratada.

O CTPB conta com instalações equipadas com tecnologias de ponta para o desenvolvimento e testes de equipamentos utilizados na produção de petróleo em condições típicas do pré-sal brasileiro, as quais envolvem pressões que podem ser até 200 vezes maiores do que a pressão atmosférica, água altamente salina e altos teores de CO2, chegando a até 80% v/v.

CH2V

Ainda na área de expansão da UNIFEI, o governador visitou a unidade de produção de hidrogênio verde e a estação de abastecimento de veículos do CH2V, composta por um eletrolisador tipo PEM de 300kW de potência, vasos de armazenamento, dispensador de abastecimento e uma célula a combustível. O governador foi informado de que, com essa unidade, a Universidade terá a capacidade de produzir 60Nm³/h de H2V em um laboratório para pesquisa, desenvolvimento e demonstração da produção e uso do hidrogênio verde.

O reitor explicou ao governador que o CH2V estará capacitado para realizar o controle, medição, proteção e segurança da produção, além de analisar questões de logística e do uso final, e que também nele será possível realizar pesquisas sobre as aplicações de maior potencial no âmbito da mobilidade, geração de energia e usos industriais para o abastecimento de veículos.

“Podemos ver aqui um processo totalmente limpo que só usa água e energia elétrica, mostrando que o futuro está ao nosso alcance. Com o tempo, é só termos uma escala e custo menor para que o hidrogênio verde venha substituir a maioria dos combustíveis fósseis”, disse o governador durante a visita.

O CH2V foi construído por meio de uma parceria entre a UNIFEI; a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE) e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e que é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

CEU

Por volta das 9 horas da manhã, o governador Romeu Zema esteve visitando as obras do novo Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU), no campus sede da Universidade, que contam com investimentos do Governo de Minas Gerais, destinados também ao campus de Itabira.

Acompanhado pelo reitor da UNIFEI, o governador pôde conhecer os locais onde futuramente serão instalados área de Coworking, um laboratório de prototipação e salas voltadas para incubação de empresas bem como para atividades com estudantes da rede estadual de ensino. “O projeto inclui dois laboratórios de Coworking, cada um com 450 metros quadrados, e um laboratório de prototipagem com 250 metros quadrados, equipado com tecnologia avançada. Nesse espaço, os alunos do ensino médio e da Universidade resolverão problemas reais propostos por empresas parceiras, colaborando com empresas da região do Sul de Minas e do Vale do Paraíba”, explicou o professor Bortoni durante a visita.

Os investimentos feitos, tanto no CEU do campus de Itajubá como no de Itabira, fazem parte do Programa de Apoio às Universidades Federais em Minas Gerais, lançado no ano passado pelo governo estadual. Segundo informações da Agência Minas, ao todo, 11 instituições federais de ensino superior do Estado seriam contempladas com recursos do programa, totalizando cerca de R$ 600 milhões para o desenvolvimento de mais de 90 projetos.

Os valores foram destinados para a realização de obras e compra de mobiliários e equipamentos, entre outros. O programa busca uma maior integração das universidades públicas federais para desenvolverem projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria do ensino de qualidade em Minas Gerais.

Oferta de presentes

Ao final da visita, o governador Zema foi presenteado com produtos da região de Itajubá, como café e azeite de oliva, e também com uma medalha em comemoração aos 110 anos da Instituição (IEMI – IEI – EFEI - UNIFEI), completados em 2023.

Partindo da UNIFEI, o governador seguiu viagem para cumprir sua agenda de visitas a outras cidades da região do Sul de Minas, como São José do Alegre, Brazópolis e Paraisópolis

Fotos: Professor Cleber Gonçalves Júnior / SECOM - UNIFEI.

Mais Notícias...

23/04/2025
Após embates com Stefanutto, servidores do INSS comemoram queda
22/04/2025
Próximo papa: difícil falar em favorito; Francisco não estava entre os cotados no último conclave
21/04/2025
Testamento do papa: Francisco quer sepulcro simples e lápide dizendo apenas Franciscus
20/04/2025
Calderano derrota líder do ranking e é campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa
19/04/2025
Veterinária revela a importância de escovar os dentes dos cães
18/04/2025
Brasil deu asilo a ex-primeira-dama do Peru por razões humanitárias, diz Mauro Vieira
17/04/2025
Padilha vacina 7 ministros após coluna revelar cadernetas incompletas
16/04/2025
SUS substituirá papanicolau por exame de DNA mais eficaz este ano
15/04/2025
Governo Lula envia LDO 2026 ao Congresso com aumento no salário mínimo
14/04/2025
O cooperativismo é uma força econômica e social decisiva no Brasil
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!