O resultado saiu dia 11 de dezembro e o nome do vencedor se repetiu, como o de 2014: Sebastião Afonso, do Sítio São Sebastião, de Cristina, aqui no Sul de Minas, é o produtor do melhor café especial do mundo.
Com pontuação de 94,47 o lote do café produzido por Sebastião venceu o concurso ‘Cup of Excellence – Naturals 2015’. “Estamos muito felizes, estávamos apostando neste lote”, contou Sebastião, que esteve o tempo todo acompanhado da família na cerimônia. “Não tenho nem palavras. O caneco é nosso de novo”, compartilhou seu filho Helisson Afonso, nas redes sociais após a premiação.
Segundo os juízes e organizadores do evento, que avalia cafés naturais colhidos e secos com casca, este ano elevaram o nível de dificuldade para selecionar os 10 melhores entre os que já haviam sido escolhidos na fase nacional. “Eles apreciam as propriedades do café como corpo, sabor, doçura e grau de acidez. E agora os campeões serão ofertados em disputado leilão mundial, via internet”, explica o presidente do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Ricardo Bustamante.
Em 2014 o produtor também se sagrou campeão, com pontuação de 95,18. Naquela oportunidade, ele contou que iniciou sua plantação em 1995, sem muita área própria, adquirindo novas a cada ano. “Em 2007, já com a lavoura que eu tenho, comecei a fazer com qualidade. Até ali era o café comodes... normal, nem tinha maquinário. Depois, parei de plantar e investi. Já no ano seguinte fui premiado no Illy Cafe”, comentou ele, se referindo a uma das principais competições do ramo.
O segundo colocado atingiu a pontuação de 92,77 e veio também da região de Mantiqueira de Minas. O lote é da produtora Maria Valeria Costa Pereira, da propriedade Irmãs Pereira e fica no município de Carmo de Minas, pertinho de Cristina. O terceiro lugar também é Carmo de Minas, do produtor Ralph de Castro Junqueira, que alcançou 90,04 pontos.
Foto: Café Editora
Texto: Por CTCSM (Maria Paula Feichas), com informações CaféPoint