Refugiados Venezuelanos
O primeiro seminário abordou uma tema atual e polêmico: “A Crise de Refugiados Venezuelanos”, que teve como convidado especial o maestro venezuelano, Dr. Alexander Albarrán, diretor geral do Ameride 2018. O seminário, voltado apenas aos alunos do Curso G9, foi realizado na própria escola, em 23 de agosto.
O segundo seminário, que foi voltado para o 3º anos no Ensino Médio e Pré Vestibular, abordou a atual crise geral da Venezuela, ocorrido em 24 de agosto
Durante a conversa, Alexander fez um contexto geral da crise que atinge seu país e apontou fatores que contribuíram para a “fuga” dos venezuelanos em direção a outros país sul americanos, como o Brasil - eles chegam ao país por Roraima.
“A fome, a insegurança e o medo não são os únicos problemas que, nós, os venezuelanos enfrentamos nesse momento tão difícil”, disse. Ele disse que outro problema igualmente preocupante é a xenofobia, que é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros. “Não devemos nos calar se virmos atitudes xenofóbicas ou racistas acontecendo. Precisamos estar juntos e apoiar os que estão passando por alguma dificuldade”, completou.