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Nilda Bitencourt
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Uma nova realidade surgindo...
O cabeleireiro Manolo Mota, que adora Carnaval, mas, na terrinha, reinventou sua maneira de se divertir, reuniu os familiares e amigos do bairro Porto Velho – de velha tradição na cidade, basta lembrar o `Bloco Maria Meu Bem` – e montou o seu `Kusta Mais Sai – Porto Velho 2013.
Ao lado do amigo Luiz, eles fizeram o Carnaval no domingo à tarde para a alegria dos moradores e visitantes.
Por lá, as presenças do prefeito, Rodrigo Riera; do seu vice, Christian Gonçalves e Silva, com sua esposa, Líliam, e do Capitão Paulo Renato Sundfeld, da Polícia Militar. Aliás, a PM garantiu toda a segurança dos foliões.
Moradora do bairro, a Eva (primeira à esquerda) improvisou um `bumbum` para cair no samba.
Olha a carioca Lourdes aí no samba do Porto Velho.
O taxi marcou presença para levar os amigos que tomaram todas.
Se a camiseta era igual, a cabeça ganhou adereços diferentes.
Se não tinha bateria, tinha música eletrônica.
O pudor fez o gênero `delas`.
O Fred, que estava procurando pela sua Wilma, acabou encontrando os amigos.
O bloco da Maria Aparecida não saiu. Mas nem por isso ela perdeu o pique.
Os pais levaram o bebê para se acostumar com o reinado de Momo.
Vianinha levou sua noiva. Curtir carnaval a dois é bem melhor.
Aos poucos, as famílias chegavam com os filhos vestidos a caráter.
Eles aprovaram a iniciativa do cabeleireiro Manolo Mota. Que venha mais Carnaval em 2014.
O Five Star também deu sua parcela de contribuição e contratou o Grupo Sintegra, do bairro Santa Rosa.
Atitudes como a do Mozart, do Five Star, são louváveis. Cada um fazendo a sua parte, o Carnaval, mesmo que pequeno, acontece.
Então...um viva para o Mozart, do Five Star. VIVA!!!
O pai levou a filha vestida de `Pedrita` para curtir o batuque na praça.
Já nesta família as fantasias de borboletas prevaleceram.
O charme neste trio imperou.
A cinderela veio curtir o Carnaval e também a Capoeira,...
...dos alunos do Mestre Sukury, que é Graduado Cobra.
Nas costas, o lembre do Mestre Sukury.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e...
...complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Mas estes golpes com armas não foram exibidos pelos alunos.
Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra ‘capoeira’ tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Não importa o sexo ou opção sexual do ser humano...
... nem a idade: a mãe, Caroline Carvalho Fraga e filho, Davi ilustram o que eu escrevo.
Lembra-se daquela história de que mulher é sexo frágil?
O bom e velho Erasmo Carlos descobriu que é uma “mentira absurda”.
Ainda bem: novos tempos!
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As raízes mais antigas da capoeira situam-se no sul de Angola, onde uma cerimônia tradicional de iniciação das mulheres à idade adulta chamada n'golo ("zebra", em quimbundo) compreendia uma luta em que os homens tinham que procurar encostar os pés na cabeça do adversário, imitando o coice de uma zebra.
A origem da capoeira, porém, ainda é motivo de controvérsia entre os estudiosos, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre as suas primeiras descrições e o início do Século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições sobre sua prática.
A capoeira, mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães do mato, sempre armados e montados a cavalo.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma atividade violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, Mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, três berimbaus, dois pandeiros, agogô e reco-reco; os golpes são jogados mais baixos (próximos ao solo) e exige-se muita destreza e malicia.
Os itajubenses se deixam levar pelos golpes e sons da Capoeira.
As cores do cordão: Amarela – ouro (descobrimento e abertura para conhecimento da arte da capoeira), Laranja – sol (continuação do conhecimento da capoeira com mais responsabilidade), Azul - céu (conhecimento, experiência, desenvolvimento de um trabalho em busca de novos horizontes),...
...Verde – natureza (continuidade de trabalho com maior experiência, buscando perspectivas melhores), Roxa – arco-íris (início de uma nova fase como educador e formador de ideias, conselheiro e amigo) Marrom - terra (fase de formador de ideias, buscando sempre formar o cidadão, ter conhecimento maior da arte da capoeira firmeza e convicção no que faz), ...
Vermelho - fogo (maturidade, capacidade de liderar vários componentes com eficácia e conhecimento prático e teórico da capoeira preservador, conselheiro, amigo, coordenador e diretor). Valeu, Mestre Sukury, por trazer sua Capoeira para junto da festa mais popular do nosso País, o Carnaval!
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