O amor pelo Vasco: o Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do heroico português que alcançara tal feito, o navegador Vasco da Gama.
O Vasco teve a ideia de ser um clube mais democrático, usando o preto, o branco e o vermelho na cruz. São cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que o clube lutou contra preconceitos raciais e sociais nos anos 20). É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era, ao mesmo tempo, religiosa e guerreira.
A religiosidade é tão presente no Vasco, que o mesmo é o único time grande do Brasil que possui uma capela dentro de seu próprio estádio (precisamente atrás do gol, à direita da tribuna de honra, está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, que é a padroeira da agremiação). Foi o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente ´não-branco´ (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube).