A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) completou, em 23 de novembro, seus 109 anos de fundação. Nessa data, foram realizados, pela manhã, eventos no Complexo Histórico e Cultural (CHC) da UNIFEI e, à tarde, uma Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) para outorga dos títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Mérito Universitário.
Eventos no CHC-UNIFEI
Como tradição na Universidade, foi prestada, na manhã do dia 23, no CHC-UNIFEI, no Centro de Itajubá, uma homenagem ao fundador, Theodomiro Carneiro Santiago. Reverenciando sua memória, aconteceu a aposição de flores no mausoléu, atividade que contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, e de outros docentes e servidores da Instituição, além de convidados.
Após a cerimônia, aconteceu uma visita guiada pelo museu Theodomiro Santiago, que foi reinaugurado recentemente após reforma.
Títulos honoríficos
A concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Mérito Universitário teve início às 14 horas, no Auditório Aureliano Chaves, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), no campus sede. A cerimônia contou com a presença do reitor e de representantes de servidores docentes e técnico-administrativos dos dois campi da UNIFEI, e aconteceu de forma híbrida, com alguns membros do CONSUNI e convidados acompanhando a sessão por meio de plataformas de transmissão.
O título de Mérito Universitário, atribuído a membro da comunidade que se tenha distinguido por relevantes serviços prestados à UNIFEI, foi concedido ao engenheiro Maurício de Pinho Bitencourt; ao advogado, cientista político e deputado estadual Bernardo Mucida Oliveira e à servidora aposentada Rúbia Maria Storino.
O professor Anderson Ribeiro Correia, atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu o título de Professor Honoris Causa, atribuído a docentes ou cientistas que não obrigatoriamente fizeram ou façam parte do quadro da UNIFEI, mas que prestaram ou prestam relevantes serviços no desenvolvimento do ensino, pesquisa e produção intelectual universitária e humanitária.
O professor José Antônio Justino Ribeiro recebeu o título de Professor Emérito, atribuído a docentes aposentados da UNIFEI que tenham alcançado posição eminente nas atividades universitárias. E, por fim, o engenheiro Manoel Arlindo Zaroni Torres recebeu o título de Doutor Honoris Causa, atribuído a personalidades eminentes que tenham se destacado pelo saber e pela atuação nas ciências, artes, cultura ou educação em regiões específicas e que tenham contribuído para o prestígio e o engrandecimento do Brasil e da Universidade.
A indicação dos homenageados foi feita por uma comissão presidida pelo professor Edson Bortoni e composta por servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade.
Homenagem a aposentados
Na sexta-feira, 25 de novembro, às 15 horas, foi realizada uma cerimônia de homenagem a docentes e técnicos administrativos da UNIFEI que se aposentaram no período de novembro de 2019 a outubro de 2022.
Além das falas do reitor e de servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP), o evento contou com uma conversa sobre “A arte de ser feliz”, conduzida pelo pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira, e com a apresentação musical da aluna Ana Laura Caniello, do segundo ano do Curso de Administração da UNIFEI.
Após a entrega de placas em homenagem aos aposentados, os presentes participaram de uma confraternização ao final do evento.
Jantar da AD-UNIFEI